O que é cera automotiva?

O que é cera automotiva?
10 Dez

O que é cera automotiva?

Não é novidade alguma que nós, brasileiros, somos apaixonados por carros. E como tal, investimos horas e horas cuidando dessa que é uma de nossas grandes paixões. Quando admiramos um veículo, umas das primeiras impressões marcantes que temos é o acabamento e brilho da pintura. Este cuidado e brilho, é o que nos enche de orgulho e arranca olhares dos inúmeros amantes de carros, afinal, quem não gosta de ter, andar e ver um carro bem cuidado, limpo e brilhante. Estes cuidados não só nos deixam satisfeitos, como também conservam e até mesmo agregam valor a nossos veículos na hora de negociá-los. Dentre tantos produtos que existem para embelezamento automotivo, hoje falaremos um pouco de um dos mais usados pelos entusiastas e profissionais da área de embelezamento automotivo, falaremos sobre Cera Automotiva, o que são, do que são feitas e suas soluções.

Como e quando surgiu a cera automotiva?
Com a disseminação das carruagens que eram veículos usados pelos ricos e pela classe nobre da época, surgiu a necessidade de criar um produto que auxiliasse na proteção, manutenção e que aumentasse a durabilidade dos materiais que compunham esses veículos, afinal estes eram feitos de madeira e metal, que por sua vez tinham pouca ou nenhuma proteção. A exposição contínua a intempéries como chuva, calor, frio e tantos outros fatores externos que um veículo está sujeito até os dias de hoje causavam o desgaste precoce dos materiais e dos veículos.
Foi quando surgiram as primeiras ceras, estas eram preparadas com gordura animal e cera de abelha. Esses insumos eram usados para proteger, conservar e, como consequência natural, melhorar a aparência das superfícies, pelo belo brilho que originavam na aplicação. A partir de então, começaram a surgir inúmeras misturas e ceras, cada uma com sua “mágica”, seus ingredientes secretos, suas formas de preparo exclusivas e assim por diante. Certo é, que o tempo se passou, a tecnologia evoluiu e com tudo isso cada cera automotiva também evoluiu. Hoje temos inúmeras ceras, cada uma com sua mística e suas características peculiares, mas todas elas feitas para atender esse nosso desejo, paixão de ter nossos veículos sempre lindos, brilhantes, protegidos e bem cuidados.

O que é e como é feita a cera automotiva?
Cada cera automotiva é destinada à proteção, conservação e promovem brilho de várias intensidades, acabamento, suavidade ao toque além de melhorar a refletividade da pintura.
As ceras basicamente são compostas por ceras naturais (a mais nobre e conhecida delas é a cera de carnaúba), ceras sintéticas, óleos naturais, óleos sintéticos, solventes entre outros componentes que auxiliam em diferentes aspectos.

Por que encerar seu veículo?
Além do fator estético de brilho, suavidade e acabamento, é muito importante manter a proteção que a cera automotiva oferece, afinal no dia a dia os veículos então sujeitos à inúmeras variáveis que comprometem o brilho e proteção da pintura e que podem causar danos graves à pintura, alguns exemplos desses fatores são:

Variações climáticas: exposição ao sol, exposição excessiva ao calor, frio, chuvas.

Excrementos de pássaros;
Insetos;
Poluentes do ar;
Produtos químicos nocivos;
Panos e espuma para lavagem inadequados;
Animais domésticos.

Se estes fatores não forem bem administrados com o uso de uma cera automotiva de qualidade que forneça proteção prolongada e neutralize os danos causados por eles, é bem provável que a pintura sofra danos como: desbotamento, descoloração e em alguns casos, danos “irreversíveis” como a descamação e até mesmo a perca parcial ou total do verniz, procedimentos que são recuperados apenas com pintura, o que é muito oneroso.

Como saber se a pintura está protegida?
Cada cera automotiva oferece algum ou vários benefícios, porém muitas delas focam apenas no brilho e oferecem pouca ou nenhuma proteção, outras tem baixíssima durabilidade e perdem completamente o brilho e proteção em pouco tempo, portanto é importante escolher uma cera automotiva de qualidade, que ofereça além do brilho, proteção e durabilidade em aplicação para seu veículo.


É importante estar atento também, em manter a superfície sempre protegida, mas a grande questão é, como identificar se a pintura está protegida?


Como a camada de cera é invisível, existem alguns aspectos que podem ser observados para identificar se há ou não proteção na superfície.


O mais fácil de ser identificado é a repelência à água, portanto se ao borrifar um pouco de água na superfície você perceber que não se formam pequenas bolhas de água ou a água não escorre provavelmente a superfície está desprotegida, e é necessário aplicar ou fazer a reaplicação de cera.

Portanto faça a verificação e caso constate à não proteção, utilize uma cera automotiva NEW POLISH e deixe seu veículo além de protegido, belo e brilhante.

A New Polish cria soluções para o segmento de embelezamento automotivo, desenvolvendo produtos que atendem os mais exigentes profissionais da área e também entusiastas.

A New Polish dispõe de uma grande variedade de produtos e com certeza tem uma cera automotiva além de outros produtos que atenda suas necessidades, acesse nosso site para ter mais informações sobre de cada uma delas.

Fique atento a nossas postagens, na próxima falaremos sobre “Quais tipos de ceras existem”. Além de falarmos de cada um dos tipos de cera, você saberá as vantagens de cada uma delas assim como suas aplicabilidades.

2020-2023 © New Polish - Linha de embelezamento automotivo.

Desenvolvido por: Position1